segunda-feira, 9 de maio de 2011

Até Sempre Catarina ...

Quando soube que a Catarina não havia conseguido vencer “a batalha” fiquei vazia, incrédula, repetindo para mim mesma vezes sem conta “eu não acredito!”, “ não pode ser!”, “ a Catarina não pode ter falecido”! Depois de me consciencializar que a Catarina partiu, de facto, senti-me profundamente triste e sem reacção alguma, apesar de me terem passado mil e um pensamentos pela mente.
Acompanhei a luta oncológica da Catarina através do FB, pois foi assim que descobri através do grupo “Vamos ajudar a Catarina” de que se encontrava doente e a lutar com todas as forças e recorrendo a todos os métodos existentes, além-fronteiras.
Com a Catarina, para além do nome próprio em comum, tínhamos o ISPA ( a Catarina foi a minha madrinha Ispiana) e igualmente o facto de também eu ter tido um melanoma, há 16 anos atrás. O meu, foi um caso de estudo para o meu médico, apresentando-o em vários congressos. Pois consegui sobreviver a um melanoma agressivíssimo após duas cirurgias, no espaço de 15 dias e felizmente não haviam metástases espalhadas por outros órgãos. Mas o estado é o de alerta, para toda a vida.
Ainda cheguei a trocar com o marido da Catarina, o D., o nome do meu médico, mas prontamente me disse que tudo tentaram em Portugal e que a possível solução os esperava em Madrid, através de uma técnica altamente inovadora no combate a este tipo de doença. E foi assim, entre Lisboa e Madrid que a Catarina passou os últimos tempos da sua passagem pela vida.
A Catarina será sempre lembrada pela força, pela coragem, pela determinação e acima de tudo pela mulher que enfrentou com um sorriso nos lábios e com a fé no coração a maior das batalhas da sua vida.
A Catarina foi e será sempre a imagem fidedigna de alguém que soube nunca desistir, nunca desanimar por completo, nunca deixar de acreditar que era possível a cura. A força inabalável, fruto da sua personalidade determinada, forte, optimista, lutadora fez-se sempre sentir em cada palavra que publicava no FB. Disse-lhe, por diversas vezes que as Catarinas são umas vencedoras e eu estava convencidíssima que o desfecho seria completamente outro…
Para mim, para a família e para todos a Catarina será sempre uma vencedora, de quem todos temos o maior orgulho, admiração e respeito…por ser um exemplo de luta e de coragem!


Catarina Santos
9 de Maio de 2011
http://oueunaomechamocatarinamaria.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário